Mangue.bit

View Project

Da lama ao caos, do caos à lama: como traduzir a essência do Mangue.bit, a maior conferência de startups do Nordeste?

Em 2006, a comunidade de startups de Recife (PE, Brasil) tinha um desafio: organizar o que seria a maior conferência de startups e empreendedorismo
de Pernambuco (em linha reta, rs). Eu sempre fiz parte dessa comunidade, chamada Manguez.al, então me entreguei ao projeto. Através do Estúdio Cargo, meu estúdio de design, comecei a pensar em algum símbolo que pudesse representar a essência do evento. Como o nome remete ao movimento musical e artístico Mangue Beat, o caranguejo foi a principal referência. Inspirada pela famosa estátua de caranguejo situada na Rua da Aurora, Recife (PE), desenhei o ícone do caranguejo batuqueiro, como se as patas tivessem tocando as baquetas em uma alfaia. 

Em parceria com Breno Chamie, também do Estúdio Cargo, a marca do Mangue.bit – A Startup Conference nasceu. A adição da tipografia com traços fortes confere uma força à identidade visual. Além disso, o “bit” possui elementos de pixels, fazendo referência a unidade digital “bit”, reforçando a base de tecnologia digital do evento. 

A primeira edição do Mangue.bit aconteceu em 31 de Março de 2016, no Empresarial JCPM (Recife, PE). 

Mangue.bit 2.0: Como adaptar a identidade para uma segunda edição, sem  perder a essência e atualizando-a?

Com o sucesso da primeira edição, a comunidade Manguez.al organiza a segunda versão, o Mangue.bit 2.0, em 04 de Maio de 2017, no Arcádia Paço Alfândega (Recife, PE). O desafio era atualizar a marca sem perder a essência de sempre. Sendo assim, eu e Breno Chamie tivemos a ideia de adicionar o elemento “2.0” acima da marca, para indicar a segunda versão do evento, ainda fazendo referência à tecnologia, a segundas versões de sistemas, 2.0. 

Durante o evento, algumas startups e membros da comunidade ganharam prêmios específicos. Essa composição foi utilizada para divulgar o Mangue Awards nas redes sociais. 

Além disso, o evento fez parceria com restaurantes próximos para oferecer cardápio especial, além de indicar outros lugares para o almoço. Essa composição foi utilizada para divulgar essas informações nas redes sociais.

Aplicação da marca em sacolas de kraft, que foram utilizadas para guardar
os brindes do evento. 

Aplicação da marca nas camisas do evento.

Mangue.bit 3.0: um evento mais maduro
e sério, porém sem perder sua essência
de comunidade. 

O desafio da identidade visual da terceira edição do evento foi acompanhar as mudanças do mesmo, que ficou mais maduro, focado em aumentar as conexões desenvolvidas pelas startups da comunidade, sem perder a sua essência. Sendo assim, Breno Chamie e Leonardo Martins adaptaram a marca original, que passou a ter tons de azul, além de inserirem um padrão iconográfico desenvolvido por Leonardo Martins. 

O Mangue.bit 3.0 aconteceu em 13 de Setembro de 2018, no Itaipava Catorze, Bairro do Recife (Recife, PE).

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google